Documento interno do PT tem propostas radicais e polêmicas

Documento interno do PT tem propostas radicais e polêmicas


A preparação do PT para a realização do 5º Congresso Nacional do partido, que ocorrerá entre os dias 11 e 13 de junho, conta com o posicionamento e avaliação das tendências internas do partido. Disponíveis no próprio site da sigla, alguns relatórios enviados causaram polêmica nas redes sociais e são capazes de assustar políticos oposicionistas e até mesmo membros de alas mais moderadas da legenda. Um dos cadernos de teses, feito pela tendência “Articulação de Esquerda”, possui o título de “Um partido para tempos de guerra”. Em seu conteúdo, além de críticas ao próprio governo federal e o modelo econômico adotado, há tópicos que fazem propostas ousadas e radicais. O projeto cita, ainda, a importância do atual comando do governo de Minas para “desmascarar” oposicionistas. Uma das propostas, citada no tópico 78, é que o partido precisa se tornar “hegemônico no governo”, sendo que esta condição precisaria ser “conquistada e construída para sermos hegemônicos no poder de Estado”.


A hegemonia também é citada no artigo 122, em que o texto afirma que uma mudança social profunda só será alcançada quando uma “mudança cultural na visão de mundo da população” ocorrer. “Necessitamos tornar hegemônicos os valores democráticos, populares e socialistas”. Outra tese polêmica é a de que, para combater as ofensivas do PSDB ao governo federal, o governo Fernando Pimentel seria imprescindível, sendo usado para atacar o “modo tucano de governar”. O documento pede, ainda, a estatização da Rede Globo e a cassação do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) e dos ministros do STF que atuaram no que chamam de “farsa do julgamento da Ação Penal 470 (mensalão), em 2012”. Cassado

A Justiça deferiu pedido liminar feito pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e determinou o afastamento do presidente da Câmara Municipal de Diogo de Vasconcelos, José Delfino Teixeira (PR). Segundo a Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo promotor de Justiça Guilherme de Sá Meneghin, da Promotoria de Mariana, houve ato de improbidade administrativa. O vereador – que estava interinamente na presidência da Casa – desobedeceu a duas ordens judiciais que determinavam a realização das eleições da mesa diretora. Além de permanecer ilicitamente como presidente, o parlamentar ainda praticou prevaricação, pois só convocou os vereadores para votar matérias de seu interesse. Contrabando na Câmara O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou proposta que destina ao Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) bens, direitos e valores apreendidos pela Polícia Federal como fruto de contrabando ou descaminho, e que possam ser usados na repressão ao crime. Pelo texto aprovado, só passarão a integrar o fundo os materiais apreendidos cujo perdimento tiver sido decretado pela Justiça Federal.

A proposta, que segue para análise do Senado, é uma emenda do deputado Ságuas Moraes (PT-MT) para o Projeto de Lei 2505, do deputado Lincoln Portela (PR-MG). Ságuas aproveitou parte do texto aprovado anteriormente, mas decidiu deixar claro que a destinação de bens pelo fundo estabelece normas sobre mercadorias estrangeiras apreendidas. FOTO: Reprodução/facebook Visita. Integrante da CPI da Petrobras, o deputado federal Júlio Delgado (PSB) encontrou-se com o juiz da Operação Lava Jato, Sérgio Moro, em Curitiba (PR). Delgado, que trava internamente no PSB uma queda de braço com o prefeito da capital, Marcio Lacerda, em busca de poder, aproveitou para divulgar o encontro com o magistrado em sua página do Facebook e, com isso, surfar na defesa do combate à corrupção. Gravidez precoce O deputado estadual Arlen Santiago (PTB) quer criar, através de um projeto de lei já apresentado na Assembleia, um serviço telefônico que dê orientações a respeito da gravidez precoce – que atinge adolescentes entre os 12 e 18 anos de idade.

De acordo com a proposição, a Secretaria de Assistência Social do Estado ficaria responsável pela criação e manutenção do serviço. “Um dos princípios básicos para evitar a gravidez precoce é a informação aos adolescentes sobre as consequências disso”, diz trecho do projeto, que será avaliado pelas comissões da Casa. Existe amor na Câmara A utilização de serviços de telemarketing é normal na vida política. Através de telefonemas, mensagens e e-mails, os parlamentares informam tanto o eleitor quanto a imprensa sobre projetos apresentados e notas oficiais. Mas, às vezes, o serviço fica por demais pessoal. É o caso do vereador Gunda (PRP), que, pelo WhatsApp, envia, além de notícias sobre sua atuação na Câmara de Belo Horizonte, propagandas de comércios e empresas. Quem está na lista de contatos do vereador recebeu até mesmo um vídeo em que a namorada declara “todo o seu amor” ao político na internet.

Ig

0 Comments: