Na ocasião, o governador comentou que a grande ideia do programa é dar novas oportunidades para os estudantes da rede estadual, fazendo com que eles agreguem conhecimentos e tenham outras perspectivas de futuro. “Estes jovens foram ao Canadá e agora que voltaram, queremos que eles contribuam para tornar a rede estadual mais inquieta, no melhor sentido. Queremos que eles busquem
melhorar e contaminar as escolas com entusiasmo, com experiências positivas, da forma mais fraterna de ser. Proporcionar ao filho do povo essa chance de estudar fora do país é extraordinário e isso está mudando muito a realidade na rede estadual de ensino”, observou Ricardo.
Desde 2016, o programa Gira Mundo já contemplou 150 estudantes paraibanos que tiveram a oportunidade de fazer intercâmbios em outros países. Na edição 2018 do Gira Mundo, estão sendo ofertadas 200 vagas, sendo 100 para o Canadá, 50 para a Espanha, 25 para Portugal e 25 para a Argentina. “O Gira Mundo veio para ficar, ele está crescendo, se aprimorando e transformando o cotidiano da rede estadual na Paraíba”, concluiu o governador.
De acordo com o secretário da Educação, Aléssio Trindade, o Gira Mundo é um trabalho inovador que visa promover melhorias na educação da Paraíba e tornar o aluno um agente de transformação social. “Os estudantes foram conhecer uma realidade diferente para voltarem como construtores de uma nova realidade. Eles serão multiplicadores do conhecimento nas suas respectivas escolas e comunidades. A mesma coisa está sendo feita com os professores através do Gira Mundo Finlândia”, lembrou.
O coordenador do Gira Mundo, Tulhio Serrano, comentou que R$ 1,5 milhão foi investido nesta edição do Canadá e enfatizou que o programa está concretizando mais um ciclo de sucesso desta política pública de educação na Paraíba. “É uma satisfação muito grande ver a alegria desse grupo que fez um bom e proveitoso intercâmbio no Canadá. Esses meninos são a prova do êxito do Gira Mundo e eles vão agora motivar outros estudantes e a rede estadual como um todo”, frisou.
A mãe de Maria Milena, Silene Soares, estava ansiosa para abraçar a filha. Ela comentou que está muito orgulhosa e extremamente feliz por saber que Milena realizou seu sonho. “Meu coração estava apertado quando ela foi para o Canadá, mas eu sabia que esse intercâmbio seria algo essencial para o futuro dela. Vê-la de volta e bem é gratificante. Sei que minha filha teve uma oportunidade única e só tenho a agradecer ao Governo do Estado pelo Gira Mundo”, disse.
Vitória Stefany mora no município de Santa Helena e também compartilhou um pouco das experiências vivenciadas durante o intercâmbio. “Eu aprendi muitas coisas que me fizeram evoluir. Consegui falar bem inglês, conheci uma nova cultura e a realidade educacional do Canadá. Também pude ver a neve, patinar, conhecer muita gente legal, enfim, foi uma experiência que vou levar para sempre”, garantiu.
O governador Ricardo Coutinho (PSB) anunciou nesta quinta-feira (15) que na próxima segunda-feira (19) estará apresentando o programa ‘Mais Trabalho 2’, com investimentos de R$ 200 milhões na Paraíba.

O novo pacote de obras contemplará áreas como Infraestrutura, Mobilidade Urbana, Segurança Hídrica e Educação. O anúncio foi feito durante a solenidade de reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Paraíba.
0 Comments:
Postar um comentário